top of page
logo alta resolução PMUNDO HUB - MARCA (1).jpg
Big Data concept. Digital neural network.Business woman hand touching Introduction of arti

Motivos para escolher o Pedaço do Mundo Hub

Nos propomos a sermos pontes objetivando facilitar os acessos para inovação com atuações e conexões na hélice tríplice (governo, universidades e empresas), gerar um forte efeito positivo sobre a região de sua atuação e fortalecer o ecossistema de inovação no estado de Mato Grosso com as seguintes iniciativas:

  • Programas de desenvolvimento de tecnologia sociais (impacto social e ODS);

  • Apoio ao empreendedorismo (capacitações, processos, modelagens, canvas, modelo C, pitch, prototipações, mentorias);

  • Pesquisas (acadêmicas e mercadológicas);

  • Fomento (orientação para acesso ao crédito e elaboração de projetos)

MISSÃO

APOIAR O EMPREENDEDORISMO de IMPACTO SOCIAL, o FORTALECIMENTO CULTURAL, a ECONOMIA CRIATIVA ATRAVÉS DA IDENTIDADE e PERTENCIMENTO TERRITORIAL. 

Visão

Ser referência em democratização de conhecimento e pesquisas, visando a inovação, o empreendedorismo e a manutenção das referências culturais nos processos criativos em Mato Grosso.

IMG_20221019_152615587.jpg
Turbinas de energia verde

O Pedaço do Mundo Hub e o Ecossistema de Inovação 

DIMENSÕES DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

Como dimensão e parte do ecossistema, representamos na tríplice hélice a base empresarial, com forte relacionamento com a academia e governo.

 

GRAU DE MATURIDADE DE ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

No ano de 2018 houve a prototipação e o projeto piloto

Em 2020 e 2021 foi realizada a validação do modelo.

2022 estamos na fase de tração.

ANÁLISE DAS FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO

Fragilidades identificadas

  • Produtos autóctones com poucas estratégias de entrega de valor de acordo com a identidade e pertencimento local;

  • Apagamentos de técnicas e memórias ancestrais de produção;

  • Poucas comunidades acompanharam as inovações tecnológicas fragilizando seus mercados;

  • Baixa capacitação em gestão, modelagens de seus negócios tradicionais;

  • Urgência de proteção do conhecimento tradicional (PI);

  • Necessidade de mercado para competitividade de produtos mato-grossenses.

Potencialidades identificadas

  • Produtos/serviços oriundos de comunidades tradicionais com alto potencial de mercado;

  • Demanda por espaços coletivos e colaborativos para desenvolvimento de projetos;

  • Modelo de negócio em ascensão com viés em impacto social e agenda 2030;

  • Potencialidade de negócios conscientes com base na economia criativa e biodiversidade.

REDE DE ATORES

A efetividade da rede nestes últimos tempos foram intensas e contemplamos acordos em níveis nacionais, estaduais e municipais, além de um selo internacional de ESG. Trata-se de uma rede dinâmica e interdependente que fortalece e ajuda a validar nossos programas e ações.

MECANISMO DE INOVAÇÃO

ENQUADRAMENTO EM ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

 

De acordo com o DECRETO 1.221, DE 06 DE OUTUBRO DE 2017 que regulamenta a Política de Incentivo a Ambientes de Inovação de Mato Grosso e dá outras providências o Pedaço do Mundo Hub se enquadra no conceito de “ambientes de inovação: ambientes físicos ou virtuais de incentivo à ciência, tecnologia, inovação e ao empreendedorismo, incluindo Incubadoras de Empresas, Centros de Inovação, Arranjo Promotor de Inovação -API (cluster), Parques e Polos Científicos, Tecnológicos e de Inovação” mais especificamente no conceito de um Arranjo Promotor de Inovação – API – Cluster, pelas atividades desenvolvidas e demais características de um mecanismo que aumenta a competitividade, fortalece a inovação e estimula a criação de novas empresas.

O CONCEITO DE ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO PARA O HUB

Com o propósito de contribuir com o desenvolvimento do território, acreditamos que a inovação não pode ser pensada em algo feito num lugar e aplicada em outro, mas como um processo desenvolvido no lugar onde esta tecnologia vai ser utilizada e pelos atores que irão utilizá-la.

Nos debruçamos em inovação incremental que visa a melhoria dos processos de gestão, validação de novos serviços, produtos, modelos de negócios,  modelagens e prototipações com a progressão do desemprenho, entrega de valor, competitividade, promovendo cultura de inovação com as comunidades, estimulando empreendedorismo e novas tecnologias sociais.

A JORNADA DE GERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS INOVADORES

Apoiamos o desenvolvimento territorial através de apoio ao empreendedorismo que reflete cultura, identidade e pertencimento, contribuímos para o fortalecimento da economia criativa.

Com qualificações e mentorias nos fortalecendo como ponte de acesso a fomento para desenvolvimento de seus negócios

Buscamos um mundo mais igualitário e inclusivo em todos nossos programas.

Nos diferenciamos por sermos um ambiente de inovação que acima de tudo prioriza a acolhida humana do empreendedor

Processos chave do Ambiente de Inovação - Pedaço do Mundo Hub

  1. Prospecção

  2. Sensibilização

  3. Seleção

  4. Desenvolvimento dos empreendimentos

  5. Interação com egressos

  6. Gerenciamento básico

  7. Gestão estratégica

  8. Governança

  9. Avaliação de desempenho

METODOLOGIA E INDICADORES DE DESEMPENHO 

Ao considerarmos os tipos de inovação, há uma preocupação para que todos os atendimentos realizados pelo Hub haja mensuração de impacto social, ODS e indicadores de inovação com o objetivo de refletir a realidade do mercado e o grau de inovação.

A avaliação é prevista de ser realizada anualmente com reavaliação das métricas dos indicadores quantitativos e qualitativos.

 

Indicadores possíveis de serem avaliados:

  • Novos produtos e serviços

  • Novos processos

  • Novos fornecedores

  • Novos modelos de Negócios

  • Novos Métodos de trabalho.

  • Novos Competências

  • Novos Parcerias

  • Novos Ativos

  • Novos Canais

  • Novos Necessidades de consume

  • Novos Mercados

  • Novos Novas tecnologias

Benefícios de ser um empreendedor apoiado pelo Hub

  • Participar de eventos exclusivos para inspiração, fortalecimento da rede e mentorias.

  • Utilizar a estrutura física do Hub;

  • Fazer negócios e parcerias entre si para crescimento mútuo.

  • Radar de editais, créditos especiais e subvenções para o setor.

  • Condições especiais, em cursos, eventos e programas de capacitação;

  • Participação em missões, intercâmbio de experiências e prospecção de negócios e parcerias;

  • Orientação em programas e projetos de financiamento e fomento;

  • Descontos especiais na aquisição de publicações editadas pelo Hub e empresas parceiras;

  •  Presença na vitrine do ambiente virtual/site do Hub;

  • Representatividade junto ao governo e entidades privadas, por meio da participação da do Hub em fóruns de debates sobre o setor.

SETORES PRIORITÁRIOS PARA ATUAÇÃO DO AMBIENTES/MECANISMOS DE INOVAÇÃO

Negócios de Impacto Socioambiental, Desenvolvimento Territorial, Cultural e Economia Criativa. Com enquadramento em no mínimo um dos dezessete objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS

 

PLANO DE ATUAÇÃO DO HUB PARA EVOLUÇÃO DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

Capacitações com orientações de mentores no desenvolvimento de seus projetos e apoio na autogestão e desenvolvimento de liderança.

Acesso a fomento com orientação no aporte de recursos para crescimento, reforma, modernização de seus negócios.

Rede de apoio – partilha de experiências de desafios semelhantes.

 

SENSIBILIZAÇÃO E PROSPECÇÃO DE EMPREENDIMENTOS - ATRAÇÃO DE EMPREENDEDORES SOCIAIS

 

Tipo de Campanha de Captação

Busca ativa – procurando empreendedores de impacto social (que geralmente não se percebem como empreendedores de impacto social).

Sazonal: Com início, meio e fim bem definidos

 

Critério de seleção para os Programas de Apoio

Estágio de Maturidade do negócio

Enquadramento do empreendedor em Ações Afirmativas

Negócios de Impacto Socioambiental ou Cultural

 

 

 

 

Público-alvo

Empreendedores sociais e culturais em que a base

de seus negócios seja de economia criativa ou

baseados em cultura, identidade e pertencimento

territorial.

 

Seleção

Definição dos setores econômicos e o público-alvo;

Seleção das instituições participantes;

Definição da abordagem (individual ou coletiva).

 

Oficinas/workshops

Realização (individual ou coletivamente) para identificar as oportunidades que serão avaliadas quanto à viabilidade do negócio inovador.

 

Avaliação/Viabilidade

Análise da viabilidade preliminar da oportunidade do negócio inovador de sucesso e que esteja em sintonia com a missão, visão e objetivos do hub.

Viabilização do Negócio

Apoio do Hub para a geração e desenvolvimento do negócio/produto/serviço.

Desenvolvimento ou sistematização de práticas/ metodologias de apoio a empreendedores de grupos vulnerabilizados ou sub-representados no ecossistema de negócios de impacto, como mulheres, populações indígenas, pessoas negras, oriundas de contextos periféricos, empreendimentos de economia criativa.

Caminho/Processo:

  • Visitas/contato

  • Explicação sobre o programa

  • Benefícios

  • Compromissos

  • Resultados esperados

  • Acompanhamento com mentorias semanais

  • Atividades práticas (mão na massa)

  • Modelagens e gravações

  • Provocações em torno da temática para fomentar pensamento crítico e lógico

  • Acompanhamento dos resultados

  • Feedback

  • Encerramento

Jovens Empresários
Relatório financeiro

Estrutura de Recursos

Recursos Físicos

Sala de Reuniões, Alojamento, Copa, Redário, Biblioteca, Coworking ao ar livre.

Impressora, datashow, caixas de som, computadores, tela de projeção, nobreak, suporte retroprojetor.

Recursos Tecnológicos

Wi-fi, site, ferramentas online, atendimento remoto, domínio plataformas: discord, whereby zoom, meet, entre outros aplicativos de comunicação.

Recursos Financeiros

Desenvolvimento de atividades monetizadas, programa empresa âncora onde  empresas privadas financiam as capacitações do empreendedor/negócio atendido, além do plano de monetização onde a empresa apoiada também contribui financeiramente.

Recursos Humanos

A equipe de mentores é flexível e ajustada a cada programa e as demandas do período, no entanto há três atividades chave que são permanentes.

Direção Executiva

Atividades:  Planejamento e coordenação das atividades do ambiente de inovação Prospecção, captação de recursos, orientação em ideação, monetização e conexão com o ecossistema de inovação presente no estado.

Gestão de Comunidades

Atividades: Apoio em desenvolvimento validação do negócio, monetização e conexão com o ecossistema de inovação presente no estado. Apoio para os empreendedores mentorias, visitas, qualificações e palestras para a comunidades tradicionais e demais empreendedores.

 

Gestão de Inovação e Marketing

Implantação do ambiente de inovação, planejamento e coordenação das atividades do hub. Orientação e controle em boas práticas de atuação, conexão com o ecossistema de inovação e pesquisas aplicadas.

Para chegarmos nesta modelagem participamos recentemente de diversas qualificação como: Curso de Ambientes de Inovação pela Anprotec (2021), Curso de Metodologias de Impacto pelo ICE e ARTEMÌSIA (2021), Enap (2021), Aceleração pelo Programa IDEIAZ, inovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto pela Anprotec (2021/2022) e Programa MOVE através do MT Criativo e Oi Futuro (2022). Além de mentorias e palestras realizadas.

Selo -  InovAtiva Brasil 2021.2 (1).png
Imagem44.jpg
Imagem39.jpg
Imagem42.jpg
Imagem41.jpg
Imagem43.jpg
Imagem40.jpg
bottom of page